Acesse sua conta?
 

 
Restaurantes, Café Colonial

Café Bela Vista

Telefone:
(54) 3286.1608

Av. das Hortênsias, 3500, Gramado, RS


Café Bela Vista

O Café Colonial Bela Vista

O Primeiro dos Cafés ColoniaisA colonização italiana e alemã na Região das Hortênsias, em especial em Gramado, propagou o fenômeno do veraneio. Os veranistas, geralmente vindos de Porto Alegre, através do trem que chegava até a Serra, passavam as férias durante os meses mais quentes do ano buscando um clima mais agradável do que o encontrado na Grande Porto Alegre e no litoral Gaúcho. Estas foram as primeiras pessoas a se deliciar com as iguarias produzidas pelos imigrantes e seus descendentes, pois, em Gramado, algumas pessoas ofereciam o famoso chá da tarde. Café, leite, chás, doces e tortas eram os principais itens deste chá vespertino, usualmente servido por famílias alemãs.

No início da década de 70, iniciou-se um movimento promovido pelo visionário Jaime Prawer, responsável pelo surgimento do chocolate caseiro da Região das Hortênsias. Como dentista, ele visitava a casa dos colonos no exercício de sua profissão e era convidado a sentar à mesa para degustar o que era conhecido como café da tarde. Em determinada ocasião, Jaime teve a oportunidade de conhecer Dona Lira Caliari e provar de suas criações culinárias. A oportunidade conferiu a Dona Lira a inspiração para apresentar suas receitas aos turistas que começavam a chegar em Gramado. A partir de então, os visitantes conheceram a união do melhor da gastronomia alemã e italiana e foi dessa maneira que nasceu o Café Colonial e também o Café Colonial Bela Vista, em 02 de fevereiro de 1972.

Dona Lira Caliari foi a primeira doceira do Café Colonial Bela Vista, criadora do difundido e apreciado segmento gastronômico em todo país. Atualmente ela é proprietária do empreendimento juntamente com seu esposo, Osmindo Caliari. Com o aprimoramento do produto e grande aceitação do público, o Bela Vista foi crescendo cada vez mais e à medida que os anos se passaram o café colonial ficou cada vez mais conhecido, novos itens da culinária dos descendentes de italianos e alemães foram sendo agregados.

Por esse motivo, o empreendimento ostenta hoje a denominação de O Primeiro do Brasil em sua logomarca e de fato foi o responsável pelo desenvolvimento desta marca registrada de Gramado. O Café abriu suas portas no verão de 1972, na Avenida das Hortênsias, em uma antiga casa de madeira, onde permaneceu até o início da década de 90.

Em novembro de 1990, o Bela Vista cresce mais uma vez, ganhando um novo visual, sem perder a tradição. Além de atender melhor os visitantes em um novo espaço, o Café se tornou mais um ponto turístico de Gramado, com seu prédio em estilo alemão.

A história do Bela Vista é também a história do casal proprietário do estabelecimento, Lira e Osmindo Caliari, um casal de colonos que veio para a cidade e encontrou nas suas origens o caminho para o sucesso. Como toda história de luta e dedicação, os Caliari passaram momentos difíceis no início de seu negócio, mas com competência e criatividade foram responsáveis pelo sucesso do Café Colonial de Gramado. Hoje, o empreendimento é administrado pelos filhos André Caliari e Anderson Caliari. A irmã, Daiane Caliari também é sócia do empreendimento.


 
Dados Café Bela Vista
  • Endereço: Av. das Hortênsias, 3500
  • Bairro: Centro
  • Cidade: Gramado RS
  • CEP: 95670000
  • Telefone: (54) 3286.1608
  • Fax: (54) 3286.1608
  • Site: www.belavista.tur.br
 
Formulário de contato
* Campos obrigatórios











 

Conheça tambem: Portal Gramado, Portal Balneário Camboriú, Rota Serra Gaúcha, Gramado ao Vivo, Terminal Guia

© Portal Canela 2006/2017 - Todos os direitos reservados. All rights reserved.

O Portal Canela é hospedado por AgileHost


Esqueci a senha?

Cancelar